Seja bem-vinda ao meu Blog

Mas por que cuidar da Saúde Mental? "Quando se está desmoronando sob o peso de palavras recalcadas, das condutas obrigatórias, das aparências a serem salvas, quando a imagem que se tem de si mesmo torna-se insuportável, o remédio é esse." Roudinesco

Dica para leitura

Dica para leitura

Hoje estava procurando em nossa estante de livros algum que pudesse me conectar verdadeiramente aos assuntos que venho buscando conhecimento.

A priori, eu “não sabia” o que procurava e então me deparei com o livro “O Banquete de Psique” do autor Gustavo Barcellos.

Meus olhos brilharam! Então eu entendi que sabia exatamente o que estava procurando.

Eu comprei este livro num momento muito especifico e transformador da minha vida: a minha gestação! Nesta fase, eu estava com um olhar muito mais profundo para a vida e para o ser humano. Este livro é uma verdadeira poesia psicológica, cujo as palavras entrelaçam alma e comida de forma saborosamente apaixonante.

“Fazer comida é um modo de cultivar a alma; cultivar a alma é cozinhar o cru de nossas experiências de vida”, já dizia o autor no seu primeiro parágrafo. Entre metáforas digestivas, o doce e amargo da alma, discorre com louvor, a meu ver, sobre a digestão dos nossos processos internos e de como a psicoterapia nos dá esse suporte: “Digerir, engolir, engasgar, entalar, mastigar, saborear, degustar, assimilar, processar, cozinhar, ruminar, evacuar” nossas belezas, verdades e dores.
Vale apena a leitura!

Outro livro que também indico:

  • Amor, perdas e meus vestidos

Que fabulosa capacidade de trazer leveza e beleza, mesmo contando da dor.
Disso é composto esse livro da Ilene Beckerman.

Há sempre um pouco de poesia na Psicologia, assim como na vida.

Existem diferentes maneiras de resgatar antigas lembranças e recordações do passado. A autora as registrou aqui, nestas 143 páginas de desenhos e palavras.

É um daqueles livros de cabeceira, gostoso de ler, para chamar o sono, instigar os sonhos e futucar o inconsciente.

Wélita Miranda

Sou Psicóloga, Coach e me dedico a saúde mental como o objeto principal do meu trabalho, sobretudo as temáticas que envolvem o estresse, esgotamento profissional (Síndrome de Burnout), ansiedade, depressão e suas implicações. Sou idealizadora da Plataforma Wélita Miranda de Saúde Mental, do Grupo de trabalho Saúde Mental das Mulheres, com Atendimento Psicológico Individual. Gosto de contribuir para o crescimento de quem me cerca e também aprender junto nesse convívio. Integro esta carreira com consultorias voltadas para Gestão e Gente, onde aplico minha expertise de mais de 15 anos de atuação em grandes organizações multinacionais. Nascida em Goiás e morando em São Paulo, sou uma pessoa leal aos meus valores, acredito na importância de promover às pessoas um lugar de fala e de desenvolvimento, para que possam olhar verdadeiramente para si mesmas e suas questões, em busca de bem-estar e saúde mental.

Deixe uma resposta